Juiz consolida posição do CFM de que somente prova das sociedades de especialidades ou residência conferem título

janeiro 7, 2013 at 8:00 pm Deixe um comentário

Fonte: CFM

Juiz consolida posição do CFM de que somente prova das sociedades de especialidades ou residência conferem título

Publicidade: decisão também aborda anúncios da qualificação médica
Uma decisão do Tribunal Regional Federal (TRF) da Primeira Região, publicada em novembro de 2012, consolida entendimento do Conselho Federal de Medicina (CFM) de que cursos de pós-graduação lato sensu não conferem ao médico o direito de se inscrever nos conselhos de medicina como especialistas ou anunciarem tais títulos. A decisão indeferiu recurso de médicos que pleiteavam usar, em anúncios, a expressão “pós-graduados”. Pleiteavam, ainda que o art. 3º, alínea “i” da Resolução CFM 1.974/11 tivesse seus efeitos suspensos.

O TRF, no entanto, entendeu e frisou que títulos acadêmicos (de pós-graduação lato sensu), ainda que reconhecidos pelo MEC, podem se confundir, aos olhos leigos, com a especialidade médica reconhecida pelos conselhos de medicina. “Portanto, para se reconhecer a especialidade médica, o conselho pode, legitimamente, ser mais exigente do que o MEC, ao regulamentar requisitos mínimos”.

Em sua deliberação, o tribunal ressaltou que “de nenhuma maneira a atuação do CFM impede ou inibe a aquisição de graus superiores de educação”. No documento, o juiz federal Renato Martins Prates argumenta que a decisão pretende impedir que o médico que somente tenha curso de pós-graduação possa ser admitido como especialista em determinada área médica sem possuir todos os requisitos necessários, induzindo a clientela à confusão.

Para o CFM, a decisão está de acordo com a legislação e as normas que disciplinam a matéria, tornando evidente a competência da entidade para determinar, por meio de resolução, as qualificações necessárias à publicidade de especialidades médicas. A decisão “estabelece de maneira inquestionável que cursos lato sensu não outorgam valores para a prática profissional ou habilitações para anúncio publicitário de especialidades médicas”, avalia o 1º vice-presidente Carlos Vital.

De acordo com a resolução, é vetado o anúncio de pós-graduação realizada para a capacitação pedagógica, exceto quando estiver relacionado à especialidade ou área de atuação devidamente registrada no CRM.

CFM reforça entendimento aos médicos

Em diversos informes aos médicos, o CFM tem destacado que cursos de pós-graduação lato sensu, ainda que reconhecidos pelo MEC, não têm valor para a atividade profissional e não habilitam ao médico se anunciar como especialista, tendo somente valor acadêmico.

Apenas duas formas podem levar o médico a obter a especialização: por meio de uma prova de títulos e habilidades das sociedades de especialidades filiadas à Associação Médica Brasileira e/ou por residência médica reconhecida pela Comissão Nacional de Residência Médica.

A entidade tem debatido constantemente o assunto e está atenta a propagandas de alguns cursos que induzem a interpretação equivocada. Ressalta, ainda que a residência multiprofissional é uma modalidade lato sensu destinada às categorias profissionais da área da saúde, exceto a médica (Lei 11.129/05). Em se tratando dessas três opções (residência multiprofissional, cursos de especialização e residência médica), apenas aos que cursaram esta última pode ser conferido o título de especialista. O médico somente poderá anunciar especialidade quando o título estiver registrado no CRM.

No caso da Medicina Paliativa, médicos podem obter título de área de atuação depois de realizarem prova organizada pela Associação Médica Brasileira (AMB).

Entry filed under: Medicina Paliativa. Tags: , .

AMB divulga lista dos aprovados na prova de área de atuação em Medicina Paliativa ALCP lança Atlas dos Cuidados Paliativos na América Latina

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Páginas

janeiro 2013
S T Q Q S S D
« dez   fev »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Tópicos recentes

1o. Ciclo de Cinema e Reflexão 12o. Congresso Europeu de Cuidados Paliativos 12o. World Congress of Pain 12th Congresso Mundial de Dor Academia Nacioanl de Cuidados Paliativos Academia Nacional de Cuidados Paliativos Associação Latino-Americana de Cuidados Paliativos Associação Médica Brasileira Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos Bioética CFM. Academia Nacional de Cuidados Paliativos Ciclo de Cinema e Reflexão Cinemateca Brasileira Cláudia Burlá Conselho Federal de Medicina cuidados paliativos Câncer Dalva Yukie Matsumoto Dia do Paliativista Dia Mundial de Cuidados Paliativos Diretivas Antecipadas de Vontade dor eleições envelhecimento European Association for Palliative Care European Association of Palliative Care FMUSP Geriatria HCFMUSP Help the Hospices Henrique Parsons Hospital do Câncer de Londrina Hospital Premier Hospital Samaritano ICESP I Ciclo de Cinema e Reflexão I Congresso Lusófono de Cuidados Paliativos III Congresso Internacional de Cuidados Paliativos III Jornada de Cuidados Paliativos IMIP imprensa Instituto Paliar International Association of Hospice and Palliative Care IV Congresso Internacional de Cuidados Paliativos Julieta Fripp Luis Fernando Rodrigues Manual de Cuidados Paliativos ANCP Maria Goretti Sales Maciel Medicina Paliativa Ministério da Saúde opioides Organização Mundial da Saúde ortotanásia PEC petição promoção psico-oncologia Psicooncologia Revista Época Ricardo Tavares de Carvalho Roberto Bettega saúde pública sessão averroes Sessão Averroes de Cinema e Reflexão terapia ocupacional Terminalidade da Vida TV ANCP TV Globo Universidade Estadual do Rio de Janeiro V Ciclo de Cinema e Reflexão V Congresso Internacional de Cuidados Paliativos VI Congresso Latino-Americano de Cuidados Paliativos worldday Worldday 2009 World Palliative Care Alliance

Blog Stats

  • 54,368 hits

%d blogueiros gostam disto: